WWW.DESPORTOAVEIRO.PT a partir de 5/6/2013
WWW.DESPORTOAVEIRO.COM continua disponível NOS PRÓXIMOS DIAS
Chegou o momento!
O DesportoAveiro, tal como o conhecemos no ultimo ano, dá lugar, já a partir de amanhã, a um site muito mais atraente, organizado e, sobretudo, profissional.
A partir de amanha, dia 5 de Junho de 2013, para acederem ao DesportoAveiro terão que clicar em www.desportoaveiro.pt, embora o www.desportoaveiro.com volte a estar activo nos próximos dias.
Este é a concretizaçao de uma velha aspiração, tornada realidade graças ao excelente trabalho da Surge, empresa responsável pela nova imagem e novo site do DesportoAveiro.
O DesportoAveiro quer continuar a evoluir e, por isso mesmo, só pode ter como objectivo tornar-se, definitivamente, no site de referência de informação desportiva no Distrito de Aveiro.
Espero que gostem. Continuo a contar com todos vós!
Grande abraço.
Pedro Neves
____________________________________________________________________________________________________________________________
Equipa de Pedro Costa derrotou Atlético na final (68-58)
CP ESGUEIRA É CAMPEÂO NACIONAL DO CNB1
CP Esgueira 68
João Rui (17), Daniel Félix (16), Pedro Morgado (16), António Gaioso (14) e Francisco Mota (2) – cinco inicial – Hugo Assunção, João Almeida (3), João Carvalho
Treinador: Pedro Costa
Atlético CP 58
Ricardo Robalo (7), Jorge Afonso (10), Miguel Araújo (5), Tiago Magalhães (2) e João Marques (8) – cinco inicial – Pedro Bagio (18), António Nabai, Diogo Leiria (2) e Tiago Severino (6)
Treinador: Hugo Sousa
Pavilhão Municipal de Tábua
Árbitros: Sérgio Adegas e Pedro Lourenço
Por períodos: 12-16; 20-11; 14-15; 22-16
O Atlético, já se sabia, é uma equipa mais forte fisicamente e baseia o seu basquete na exploração do jogo «interior», características que, no entanto, foram bem anuladas pela equipa do Esgueira. A vitória da equipa aveirense, e consequente título de campeão nacional do CNB1, não sofrem qualquer tipo de contestação.
O jogo «exterior» do Esgueira, bem como a qualidade dos seus «bases» Daniel Félix e João Rui e dos lançadores António Gaioso e Pedro Morgado, acabaram por se sobrepor às teóricas vantagens que o adversário poderia ter.
O espectáculo não foi de alto nível, a qualidade do basquetebol praticado nunca atingiu níveis muito elevados, mas no final, o Esgueira, fruto de muito trabalho, conseguiu o mais importante: ganhar e fazer uma grande festa em Tábua.
________________________________________________________________________
ESPECIAL FINAL DO CNB1 / CP ESGUEIRA - ATLÉTICO CP

O DesportoAveiro já está no excelente Pavilhão Municipal de Tábua para acompanhar a final do CNB1, que opõe a equipa aveirense do Clube do Povo de Esgueira e a formação lisboeta do Atlético Clube de Portugal.
Frente a frente, dois «históricos» do basquetebol nacional, num confronto que tem a particularidade de opôr duas formações que curiosamente subiram este ano à Proliga, depois de ambas terem descido ao CNB1 também no mesmo ano.
De um lado o CP Esgueira, uma equipa mais jovem, mais rápida mas também mais baixa, e do outro, o Atlético, mais experiente e mais forte fisicamente.
A bola vai saltar daqui a meira hora!
Força Esgueira!
_____________________________________________________________________-
Pedro Emanuel é o novo treinador do FC Arouca

Está encontrado o sucessor de Vítor Oliveira no comando técnico do FC Arouca para aquela que será a época de estreia na I Liga do futebol português: Pedro Emanuel.
Pedro Emanuel, ex. defesa central do FC Porto e Boavista FC, esteve praticamente duas temporadas na Académica de Coimbra, onde ganhou uma Taça de Portugal, depois de ter sido treinador-adjunto de André Villas Boas no FC Porto.
Relativamente ao plantel do FC Arouca para a época 2013/14, sabe-se, para já, que Clemente não vai renovar contrato e que, por isso mesmo, vai abandonar o clube.
A outro nível, está para muito breve o início da construção de uma nova bancada, que permitirá ao seu estádio albergar cinco mil pessoas. O estádio é municipal mas as obras vão ser custeadas pelo FC Arouca.
____________________________________________________________________
Oliveira de Azemeis recebe Congresso Nacional de Treinadores de Futebol

A Associação Nacional dos Treinadores de Futebol vai realizar, nos próximos dias 1 e 2 do próximo mês de Junho de 2013, o seu XII Congresso Nacional, evento que terá lugar na Sala Polivalente Ivone Ferreira, da Escola Secundária Ferreira de Castro, sita na Rua Dr. Silva Lima, Lações de Cima, Freguesia e Concelho de Oliveira de Azeméis.
Para além da apreciação do relatório de actividades desenvolvidas durante o mandato, da apreciação de comunicações e moções de orientação, da distinção com o grau de Membro Honorário de alguns associados, da distribuição dos prémios José Maria Pedroto, Cândido Oliveira e Fernando Vaz aos sócios que, pelos seus méritos, se distinguiram nas várias competições.
O Programa contempla a realização das Jornadas Técnicas, cujas prelecções estão a cargo de figuras prestigiadas e de reconhecido mérito no panorama desportivo e do acto eleitoral para os novos Órgãos Sociais a realizar no domingo, dia 2 de Junho, das 8h30 às 12 horas.
Ao acto eleitoral concorrem 2 Listas: A Lista A liderda por Nicolau Vaqueiro e a Lista B liderada por José Pereira. No que diz respeito aos membros da Lista B, do distrito de Aveiro fazem parte: Manuel Sousa (ex-seleccionador distrital, Fundador e ex-dirigente da A. Geral do Núcleo, e actual vice-presidente da ANTF), Carlos Secretário (Vice-Presidente do Núcleo), Américo Teixeira (Fundador, 1.º Presidente do Núcleo, e dirigente do Núcleo desde a sua fundação) e Flávio das Neves ( Vice-Presidente do C. Fiscal do Núcleo) todos lhe reconhecem a sua obra em prol do Futebol, uns mais no domínio da organização e dinamização de classe, bem como na formação e promoção de jogadores, outros, no excelente trabalho desenvolvido como jogadores de elite, como treinadores principais de clubes com conquista de títulos e subidas de divisão, mas todos eles contribuíram em muito para o desenvolvimento do futebol regional e nacional, como atesta toda a consideração e respeito, que conquistaram, com todo o mérito, no seio da comunidade desportiva.
___________________________________________________________________________________________________________________

CP ESGUEIRA SOBE À PROLIGA

O CPE, depois de já ter ganho no Porto ao Vasco da Gama, derrotou esta equipa no seu pavilhão, por 80-59, garantindo assim o regresso à Proliga.
Se duvidas existissem sobre a diferença de valor entre a equipa aveirense e as restantes da Zona Norte do CNB1, elas foram completamente dissipadas nesta final. A equipa treinada por Pedro Costa venceu claramente e justificou totalmente a subida à Proliga, campeonato onde vai encontrar o Illiabum Clube e Sangalhos DC, as outras duas equipas de Aveiro que militam no segundo escalão do basquetebol português.
Destaque, pela negativa, para os sucessivos e cimpreensíveis protestos do «banco» do Vasco da Gama.
_________________________________________________________________________________________
Sérgio Salvador e época de sucesso da UD Oliveirense
«Trabalho, união e o apoio do público foram determinantes»
A UD Oliveirense está de volta aos grandes palcos do basquetebol português! O treinador da equipa, Sérgio Salvador, falou do título de campeão nacional da Proliga e, ainda que não confirme a sua continuidade, diz que a UD Oliveirense pode surpreender já na próxima temporada!
O título alcançado e a subida à Liga vieram dar-lhe razão quando decidiu trocar o Ginásio Figueirense pela UD Oliveirense?
Eu estive 13 anos no Ginásio Figueirense e 13 anos não são 13 dias, mas a Direcção decidiu tomar algumas decisões e eu optei por sair. Mas não esqueço que foi no Ginásio que estive numa final da Liga que era mesmo profissional e que, praticamente todas as épocas, estive com o Ginásio nos momentos altos da modalidade em Portugal.
Optei pela Oliveirense porque é um grande clube, tem um grande historial e sempre acreditei que através da Oliveirense pudesse regressar à Liga brevemente que é onde eu quero estar.
Depreendo das suas palavras que vai continuar na UD Oliveirense na próxima temporada…
Ainda não posso dizer isso. Nós, ao longo da temporada, tivemos sempre muitos problemas, ao nível de lesões por exemplo, por isso, optámos por encarar s coisas sempre jogo a jogo. Preparámo-nos sempre jogo a jogo, por isso, só nos próximos dias é que poderão existir novidades. E tem mesmo que ser nos próximos dias, porque a época tem que começar a ser planeada.
Qual foi a «base» do sucesso da equipa?
Trabalho! Nestas coisas, o trabalho é sempre o factor fundamental! Nós trabalhámos sempre muito bem ao longo de toda a época. Eu fui sempre dizendo que, se trabalhássemos bem, iríamos ser recompensados. Além disto, este é um grupo que tem uma grande união entre todos. E claro, depois não podemos esquecer o apoio do nosso público que se tornou fundamental. Lembro o último jogo da final, realizado à mesma hora de todos os jogos decisivos de futebol e também o jogo que realizámos em Ponte de Sôr, a uma distância muito grande e onde mesmo assim tivemos mais de cem pessoas a apoiar!
Esperava uma oposição mais forte do Maia Basket na final do playoff?
O Maia é forte, como é forte o Eléctrico que só teve quatro derrotas na fase regular e como é forte o Illiabum que apareceu muito em na fase final da época. Na final, conseguimos ganhar um jogo fora, o que foi importantíssimo. No segundo jogo, foi «taco a taco», no terceiro, tivemos uma vantagem larga o que nos deu confiança para o ultimo jogo. Apesar de tudo, não acho que tenha sido fácil derrotar o Maia na final.
O que poderá fazer a UD Oliveirense neste seu regresso à Liga?
Terá que se organizar ainda melhor, mas julgo que, com um ou outro reforço, poderá até surpreender.
_______________________________________________________________________________________
Novo DesportoAveiro a partir do dia 5 de Junho!
A partir do dia 5 de Junho de 2013, o DesportoAveiro vai surgir com uma imagem totalmente remodelada!
Esta mudança coincide com o lançamento do «novo» DesportoAveiro, muito mais profissional, mais atraente e com mais funcionalidades, fruto do excelente trabalho levado a cabo pela Surge, empresa responsável por esta mudança significativa.
O «novo» DesportoAveiro pretende ser um site mais organizado e tornar-se, definitivamente, na principal referência da informação desportiva no Distrito de Aveiro! Continuamos a contar consigo!
____________________________________________________________________________________________________________
Galiza (Santiago de Compostela) recebe partida do 34ºG.P. Abimota-Região de Aveiro
O fim de semana de 8, 9, e 10 de Junho (sábado, domingo e o feriado de segunda-feira já são sinónimo de uma grande prova de ciclismo! O 34º GP de Ciclismo Abimota – Região de Aveiro parte da Galiza para três etapas muito competitivas, com montanha e possibilidades de chegada ao sprint. No final, esperamos que os ciclistas portugueses, espanhóis e sul-americanos que participarem nesta 34ª Edição do Grande Prémio de Ciclismo ABIMOTA – REGIÃO DE AVEIRO fiquem satisfeitos com a competitividade e escolha do percurso! Na sequência do protocolo assinado em 2011 entre a Abimota e a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, esta edição decorre entre a Galiza e Aveiro, com o Minho a ser obstáculo mais forte, com 4 metas de montanha nas belas paisagens do Gerês!
A 34ª Edição do Grande Prémio ABIMOTA-Região de Aveiro foi apresentada ontem, em Ferreiros, Anadia e irá para a estrada de 8 a 10 de Junho, sendo a primeira etapa entre a emblemática cidade de Santiago de Compostela e Vigo, região da Galiza com grande ligação económica e turística à Região de Aveiro, seguindo-se a segunda etapa, já em Portugal, na região minhota, com partida no Município de Vila Nova de Cerveira e chegada a Viana do Castelo, terminando o terceiro dia com o já clássico percurso pelos Municípios da Região de Aveiro.
Para João Pires, presidente da ABIMOTA esta edição “pretende mostrar que o espírito empresarial se sobrepõe a períodos de dificuldade, mantendo a nossa aposta de vincular o Grande Prémio a esta Região, tornando-o num veículo promocional de excelência e sem quebras de qualidade”. Uma aposta reiterada por Ribau Esteves, presidente do Conselho Executivo da Região de Aveiro, para quem “esta parceria institucional, que está no seu términos, com uma associação industrial nacional, provou ser motivo de união entre todos os municípios e um excelente veículo de promoção turística da região”. No protocolo foi na altura realçada a importância de associar o grande prémio de ciclismo a regiões de forte procura de exportações e turismo, algo que os vários agentes envolvidos realçam como conseguido, ligando-se mais uma vez a componente desportiva com uma acção promocional organizada pela Entidade Regional Turismo Centro de Portugal em Espanha.
Esta edição da prova apostou igualmente no reforço da sua componente internacional, contando com 15 equipas de quatro países diferentes. Às seis equipas profissionais portuguesas (escalão continental), somam-se três espanholas (BURGOS-BH, Supermercados Froiz, repetentes e a Diputacion de Leon-Arte en Transfer) e as equatoriana RPM Team Ecuador e paraguaia Start Paraguai. O pelotão, que terá cerca de 110 participantes, contará igualmente com 4 equipas de clubes portuguesas (sub-23)- (Liberty, Maia, José Maria Nicolau e Anicolor)!
Como já foi referido, a primeira etapa, a 8 de Junho, realiza-se totalmente em solo espanhol, saindo da mítica Plaza do Obradoiro, em Santiago de Compostela e com chegada a Vigo, depois de percorrer cerca de 130 quilómetros. Esta cidade recebe um evento promocional da Entidade Regional de Turismo do Centro sobre a Ria de Aveiro. As etapas de sábado e domingo, já em território nacional serão duras e um teste para os atletas presentes. Assim, no dia 09 teremos a partida em Vila Nova de Cerveira, recebendo o Minho um percurso de 190km pelo Gerês até Viana do Castelo, fim desta etapa.
O último dia é totalmente dedicado à Região de Aveiro e os quase 180km dão espaço para que, partindo de Oliveira do Bairro o pelotão percorra todos os onze Municípios da Região de Aveiro, passando ainda por Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra, terminando em Estarreja.
Esta prova simboliza a cooperação entre o sector empresarial e Municípios, entidades privadas e públicas como o Turismo do Centro de Portugal, potenciando os esforços para manter vivo um evento como o GP Ciclismo “Abimota/Região de Aveiro” e a promoção do uso da bicicleta. O investimento financeiro e institucional que a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e os seus onze Municípios associados fazem neste Grande Prémio de Ciclismo o reforço de uma aposta de promoção da Região e da Bicicleta.
________________________________________________________________
Costinha anuncia saída do SC Beira-Mar

Foi aos microfones da Rádio Renascença que, já hoje, Costinha anunciou a sua saída do SC Beira-Mar.
Costinha justificou esta sua decisão com a indefinição do futuro da SAD e também por se considerar um treinador de I Liga.
Entrevistado pela «Renascença», Costinha disse ainda ter sido difícil motivar uma com ordenados em atraso.
Sobre o futuro da equipa profissional de futebol do SC Beira-Mar, sabe-se apenas que, logo após a derrota com o Sporting que ditou a despromoção, o presidente da SAD, Majid Pishyar emitiu uma mensagem de esperança, mostrando-se convicto que é possível regressar ao principal escalão do futebol português já na próxima temporada.
_________________________________________________________________________________________
«Record» anuncia Maniche como novo treinador do SC Beira-Mar
O jornal «Record» anuncia, na sua edição de hoje, o nome de Maniche como sucessor de Costinha no comando técnico da equipa de futebol profissional do SC Beira-Mar.
A confirmar-se esta notícia, esta será a estreia de Maniche como treinador, aliás, situação igualmente vivida por Costinha esta época no SC Beira-Mar.
Ontem, logo após a derrota frente ao Sporting CP e que ditou a descida do clube aveirense à II Liga, Costinha pouco adiantou sobre o seu futuro.
__________________________________________________________________________________________________________________
SC Beira-Mar não evita derrota (1-4) com o Sporting CP
Descida consumada
O SC Beira-Mar precisava de ganhar na última jornada e esperar por uma série de resultados favoráveis para se manter na I Liga. Os resultados favoráveis até surgiram (o Moreirense perdeu na Luz, o Olhanense empatou em casa e o Estoril foi mesmo ganhar a Barcelos), mas a vitória, em Aveiro, sobre o Sporting CP não aconteceu e a descida à II Liga acabou por ser consumada.
E se é verdade que o SC Beira-Mar, apesar de muitas vezes derrotado, conseguiu em muitos jogos ser competitivo, neste último jogo, realizou uma péssima primeira parte, esteve muito mal em termos defensivos e acabou por não dar a mínima réplica a uma equipa do Sporting que acabou por alcançar uma vitória tranquila e robusta (1-4).
O SC Beira-Mar termina assim a I Liga na última posição, com 23 pontos somados e apenas 5 vitórias alcançadas. O Moreirense, juntamente com o emblema aveirense, desce igualmente à II Liga.
_______________________________________________________________________________________________________________________________
Basquetebol
Sub14 do SC Beira-Mar apurados para a «final 6» do campeonato nacional
A equipa de iniciados do SC Beira-Mar (Sub14), ao vencer o Braga no Pavilhão do Alboi, por 72-57 (na véspera tinha ganho em Braga por 36-70), garantiu o apuramento para «final 6» do campeonato nacional da categoria!
O feito é verdadeiramente histórico e digno dos mais rasgados elogios, se tivermos em linha de conta que a jovem equipa beiramarense já leva 17 vitórias em 17 jogos já realizados no «nacional» e que ainda faltam duas jornadas para o fim da segunda fase do referido campeonato.
A fase final do campeonato nacional, para a qual também já está apurado o SL Benfica, realiza-se no Pavilhão da Luz, em Lisboa, nos dias 21, 22 e 23 de Junho, com o sorteio a realizar-se no dia 11 do mesmo mês.
__________________________________________________________________________________________
SL Benfica volta a ganhar na finalíssima
SC Espinho não renova título de campeão nacional de voleibol

SL Benfica e SC Espinho voltaram a defrontar-se no Pavilhão da Luz para a realização da finalíssima da Divisão A1, em voleibol, fruto do protesto ganho pelos «tigres», mas à semelhança do que já tinha acontecido há uma semana atrás, os «encarnados» voltaram a ganhar, confirmando assim a conquista do seu quarto título de campeão nacional.
O SC Espinho até venceu o primeiro «set», mas, a partir dai, o SL Benfica foi sempre mais forte, acabando por triunfar por 3-1.
___________________________________________________________________________________________________________
Ao fim de sete anos como treinador na AD Vagos
FIM DE CICLO PARA NUNO FERREIRA
O Diário de Aveiro avançou com a notícia da saída de Nuno Ferreira do comando técnico da equipa feminina de basquetebol da AD Vagos.
Nuno Ferreira esteve sete anos no cargo, proveniente da equipa sénior masculina do Sangalhos DC, e viria a conquistar no Vagos vários troféus nacionais, entre os quais um título de campeão nacional. Foi ainda com Nuno Ferreira, e o seu adjunto João Janeiro, que a AD Vagos marcou presença, por quatro vezes, nas competições europeias de clubes.
Ainda segundo o jornal Diário de Aveiro, Nuno Ferreira deverá manter-se no clube vaguense, ligado à formação.
______________________________________________________________________________________________
ALAVARIUM É CAMPEÂO NACIONAL FEMININO DE ANDEBOL!!!

O Alavarium Andebol Clube de Aveiro sagrou-se hoje campeão nacional, após vencer o Colégio João de Barros por 21-20, na terceira partida do playoff do nacional da I divisão feminina de andebol! Um jogo verdadeiramente dramático e decidido mesmo no final, com um remate certeiro de Ana Seabra!
Ontem, a equipa aveirense tinha ganho o segundo encontro da final, depois de ter perdido em «casa» do Colégio João de Barros.
O DesportoAveiro felicita o Alavarium por este grande feito, especialmente o seu treinador Ulisses Pereira, e fica à espera que a Câmara Municipal de Aveiro se saiba «portar» condignamente perante esta conquista histórica para o desporto do Concelho.
______________________________________________________________________________
Feito histórico!
FC AROUCA SOBE À I LIGA
O FC Arouca, ao vence hoje o União da Madeira, por 3-0 (resultado que já se registava ao intervalo), garantiu, pela primeira vez na sua história, a subida à I Liga do futebol português, concretizando-se assim um feito histórico, e extraordinário, se tivermos em conta que estamos a falar de um clube que ainda há poucos anos atrás militava nos Distritais.
Esta foi também a sexta subida ao principal escalão do futebol português levada a cabo pelo treinador Vítor Oliveira.
Recorde-se que o Belenenses, novo campeão nacional da II Liga, também já tinha garantido a subida de divisão.
____________________________________________________________________________________________________
SC Beira-Mar perde no Estoril e fica com a «corda na garganta»
II LIGA À VISTA
À semelhança de muitos outros jogos da I Liga, o SC Beira-Mar perdeu, ontem, no Estoril nos últimos minutos com um erro da arbitragem. O resultado final de 2-1 foi conseguido ao minuto 87, através de um lance claramente procedido de falta sobre o guarda-redes Rui Rego mas que o árbitro acabou por validar.
Com esta derrota, o SC Beira-Mar regressou à ultima posição (o Moreirense recebeu e venceu o Setúbal) e ficou numa situação muito delicada para se manter na I Liga. Na última jornada, a equipa aveirense terá que derrotar, em Aveiro, o Sporting e esperar que o Olhanense (recebe o Marítimo) ou o Gil Vicente (joga em casa com o Estoril) não vençam.
______________________________________________________________________________________
Título nacional de voleibol afinal ainda não está atribuído
SL Benfica – SC Espinho vai ser repetido
O SL Benfica, que chegou a festejar efusivamente o título de campeão nacional de voleibol, afinal ainda não é campeão! Isto porque, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Voleibol decidiu mandar repetir, na íntegra, o terceiro jogo da final.
SL Benfica e SC Espinho voltam, assim, a defrontar-se no próximo dia 12 de Maio, de novo no Pavilhão nº2 da Luz, em Lisboa. O jogo está marcado para as 17h30.
_______________________________________________________________________
Tiago Teiga concedeu uma entrevista ao DesportoAveiro onde fez um balanço da sua primeira experiência na equipa sénior do Illiabum Clube
«Foi um orgulho e uma grande motivação para mim!»

Com que idade é que começaste a jogar basquetebol e que recordaçoes guardas desses tempos?
Comecei a jogar com sete ou oito anos, não me recordo bem. São muitas as recordações, todas elas positivas. O que mais recordo, terá sido uma ida à Madeira, no primeiro ou segundo ano, após ter começado a praticar a modalidade, viagem na qual me diverti bastante e conheci pessoas com as quais ainda hoje, dez anos depois, ainda mantenho contacto.
Este ano fizeste parte do plantel senior do Illiabum. Que balanço fazes desta época, quer ao nivel individual, quer ao nivel colectivo?
Em relação ao plantel senior, foi um orgulho e uma motivação enorme para mim poder fazer parte deste. Foi um plantel que juntou experiência, porque estava composto por jogadores que já deram muito como jogadores (e com certeza continuarão a dar, se não for como jogadores, estou certo que será como treinadores ou dirigentes) como é o caso do João Figueiredo e do Pedro Silva, à juventude, com atletas que mais tarde ou mais cedo vão ser referência no basquetebol português. Tanto a nivel coletivo, como a nivel individual, a experiência foi positiva. Conseguimos ir mais longe que no ano passado mas acabámos por ser eliminados por uma equipa coesa que já tinha garantido a presença na futura edição da Liga (o Maia Basket), mas no geral acho que fizémos uma época positiva. A nível individual foi muito bom também, como já referi, porque aprendi coisas que posso utilizar para melhorar a cada dia que passa. Felizmente a época ainda não acabou para mim porque ainda tenho dois jogos do Campeonato Nacional de Sub20.
O que terá estado na base de um inicio de época algo intermitente do Illiabum?
Isso é algo que não consigo explicar. Na minha opinião éramos algo inconsistentes, tanto faziamos um jogo quase perfeito como a seguir jogávamos mal. Mas eu não quero entrar ir por aí, acho que a única coisa que nos faltava era alguma consistência.
A subida de rendimento da equipa esteve relacionada com a mudança de treinador?
Acho que a súbida de rendimento da equipa esteve relacionado com o crescimento da química ao longo do tempo. A equipa foi-se conhecendo melhor e consequentemente foi melhorando coletivamente, e isso causou a tal subida de rendimento.
O Illiabum foi afastado da final pelo Maia. O que falhou?
Houve um conjunto de coisas que falharam, e acho que uma delas foi a tal falta de consistência. Já na Maia, fomos, por duas vezes para o intervalo com uma vantagem superior a dez pontos e depois não conseguimos controlar o jogo. No segundo jogo, foi uma questão de estatística, o Maia apanhou mais de vinte ressaltos ofensivos, dos quais 60% deram ponto e isso traduziu-se no resultado. Estivémos bem a nivel defensivo mas mal na luta das tabelas. No último jogo, acho que foi a experiência do Nuno Marçal e a nossa inconsistência que "mataram" o jogo.
Enquanto jogador de basquetebol, que objectivos tens para o futuro?
Tenho um só objetivo, que é ser melhor todos os dias.
O facto do teu pai ter sido jogador, e continuar a ser dirigente do Illiabum, influenciou de algum modo aquilo que és enquanto atleta do clube?
O facto do meu pai ter sido atleta ajudou-me bastante a decidir qual a modalidade que queria praticar, de resto não me influenciou em mais nada. Nunca o meu pai (nem a minha mãe) tiveram qualquer exigência para comigo no que toca a "clubites", eles queriam era que eu praticasse desporto, no Illiabum ou em qualquer outro lugar. Acho que os pais gostam de ver os filhos felizes, seja no clube onde jogaram ou noutro qualquer.
Imaginas-te a jogar noutro clube que nao o Illiabum?
Não lhe posso responder com clareza a essa pergunta, posso-lhe dizer apenas que a vida dá muitas voltas e visto que hoje em dia isto está complicado para arranjar trabalho, hoje posso estar aqui que amanhã já estou noutro lado. Gosto bastante do Illiabum porque já aqui estou há mais de 10 anos, mas não consigo desvendar o futuro. Uma coisa é certa, se houver alguma proposta tenho todo o gosto em comunicá-la e a discuti-la com as pessoas que estão envolvidas na minha vida desportiva e familiar.
___________________________________________________________________________________________
UD OLIVEIRNENSE APURA-SE PARA A FINAL E GARANTE SUBIDA À LIGA DE BASQUETEBOL
Illiabum Clube não consegue repetir vitória sobre o Maia Basket e é eliminado do playoff

No quarto jogo da meia-final, o Illiabum, apesar de muito apoiado pelo seu público, perdeu com o Maia Basket, por 72-77, e foi, assim, eliminado do playoff da Proliga.
Em relação ao jogo da véspera, tivemos um Maia que contou com Nuno Marçal ao seu melhor nível até ao final da partida e reforçado com a inclusão do regressado João Diamantino, ausente na partida anterior.
Por outro lado, o Illiabum lutou muito mas falhou em momentos «chave» do encontro, quiça devido à inexperiência de muitos dos sues talentos mas ainda jovens jogadores.
O Maia, que já tinha garantido a subida de divisão por ter ganho a fase regular, soube suportar um ambiente adverso e, por isso mesmo, venceu com inteira justiça.
Na final, a formação treinada por um antigo jogador do SC Beira-Mar, Rui Silva, vai defrontar a UD Oliveirense que, ao vencer dois jogos em Ponte de Sor, eliminou o Electrico e garantiu também a subida à Liga.
____________________________________________________________________________
Sporting de Espinho perde a «negra» mas protesta o jogo
SL BENFICA É CAMPEÃO NACIONAL DE VOLEIBOL

O SC Espinho, apoiado por centenas de adeptos no Pavilhão Nº2 da Luz, perdeu ontem com o Benfica (3-2) no jogo decisivo da Divisão A1 em voleibol. Com este resultado, a equipa benfiquista acabou por conquistar o seu quarto título de campeão nacional da modalidade.
O jogo ficou marcado por muita polémica, levndo inclusivamente ao protesto já oficializado pelo SC Espinho. Decorria o quinto set, quando a arbitragem decidiu retirar um ponto (seria o 13-14) aos «tigres» e dar o ponto ao SL Benfica que assim passou a ganhar por 14-13. Na base desta decisão, terá estado um erro na formação do SC Espinho, que, por sua vez, também defende o mesmo erro por parte do Benfica aquando da reposição do encontro.
Como se pode ler no comunicado (ver na coluna da esquerda), a Direcção do SC Espinho defende que o jogo deve ser recomeçado a partir dos 14-14, com o serviço a pertencer-lhe.
____________________________________________________________________________________________________
ILLIABUM DERROTA MAIA BASKET
A preponderância de Nuno Marçal nos primeiros dez minutos e a eficácia do jogo exterior do Maia no segundo parcial, acabaram por ser determinantes na vantagem dos visitantes registada ao intervalo (30-39).
Depois do descanso, tudo foi diferente, com o Illiabum, muito mais agressivo, a conseguir um incrível parcial de 24-7, decisivo no desfecho do encontro.
O jogo terminou com alguma emoção, mas o Illiabum acabou por «segurar» uma vitória que lhe permite adiar a decisão da eliminatória.
Amanhã, as duas equipas voltam a defrontar-se em Ílhavo, às 18 horas.
FICHA DO JOGO
Illiabum Clube, 77
João Figueiredo (15), Miguel Queiroz (19). Tiago Raimundo (15), Henrique Sicó (9) e Eugénio Silva – cinco inicial – Fernando Martins (10), Pedro Silva (3), Alexandre Coelho e João Fernandes (5)
Treinador: Nelson Sousa
Maia Basket, 71
Nuno Marçal (14), Ricardo Pinto (12), Pedro Catarino (18), André Dara (4) e João Diamantino (15) – cinco inicial – Odair Conceição (2) e Rui Sousa (6)
Treinador: Rui Silva
Pavilhão Capitão Adriano Nordeste, em Ílhavo
Árbitros: Hugo Antunes e Ivo Rosário
Por períodos: 12-13; 18-26; 24-7; 22-25
____________________________________________________________________________________
XADREZ / António Martins é campeão nacional
|
António Martins é o novo Campeão Nacional de Xadrez Rápido no escalão sub 12. Este jovem atleta do Clube dos Galitos obteve nove vitórias em nove jogos,, demonstrando assim uma clara supremacia em relação aos adversários. O Campeonato de Xadrez Jovem decorreu no passado Sábado, dia 27 de Abril, na Benedita, com a presença de 150 jovens jogadores nos escalões dos Sub-08 aos Sub-20 em representação de 27 clubes. O Clube dos Galitos participou com 6 atletas, 2 no escalão sub-12 (António Martins e António Santos), com três no escalão sub-14 (Tiago Fernandes, Daniel Kvapp e Ricardo Dias) e um no escalão sub-16 (João Nuno Valente). Outro “Galináceo” em destaque nos Campeonatos foi João Nuno Valente ao ser medalha de Bronze (3º classificado) no escalão sub16. _____________________________________________________________________________________________________________ |
10 PILOTOS PORTUGUESES EM PROVA NO GP DE PORTUGAL
O Ginásio Clube de Águeda organiza mais uma vez aquela que é considerada a maior prova motorizada organizada em Portugal.
Em 2013, para além do MX1 e MX2, a contar para o Campeonato do Mundo de Motocross, a pista do Casarão recebe ainda o Europeu nas classes 125cc e 250cc.
Com as caravanas do mundial e europeu a dar cor à baixa da cidade de Águeda, ultimam-se no Crossódromo do Casarão os preparativos para este grande evento. São cerca de 400 os voluntários que vão dar apoio neste fim de semana cheio de emoção e adrenalina, numa pista com acessos renovados e de excelente qualidade.
Para além disto, existe também uma nova área de camping gratuita, uma área de exposição recheada de novidades e uma pista cada vez mais exigente onde são esperados milhares de adeptos neste que é o maior evento internacional na região.
PILOTOS PORTUGUESES
Federação Portuguesa de Futebol «chumba» alargamento da I Liga
A Federação Portuguesa de Futebol decidiu «chumbar» o alargamento da I Liga, aprovado em Assembleia-geral da Liga e que passava reintegrar o Boavista FC no escalão máximo do futebol português. Segundo a Federação, o alargamento não poderá nunca ser decidido a meio de uma época.
Segundo o Administrador da SAD, Pedro Coelho, esta é uma decisão que não surpreende o clube aveirense e que prejudica as pretensões de vários clubes pequenos do país.
________________________________________________________________________________
Ãpós duas vitórias em «casa» sobre o Vale de Cambra
Galitos apurado para as meias finais do CNB1
foto de carlos padilha
O Clube dos Galitos, depois de ter perdido em Vale de Cambra, fez valer o factor «casa» e eliminou o ACR nos quartos de final do playoff do CNB1.
A equipa de Jorge Dias começou por empatar a eliminatória ao ganhar por 67-48, «carimbando» o «passaporte» para as meias-finais com uma vitória no dia seguinte, por 75-65.
Na meia final, a formação aveirense vai defrontar o Vasco da Gama (eliminou o SC Beira-Mar), equipa que este ano ainda não perdeu nenhum jogo em «casa», tendo inclusivamente ganho ao Esgueira, naquela que foi, até ao momento, a única derrota do conjunto de Pedro Costa.
Na outra meia-final da Zona Norte, o Esgueira (eliminou o Olivais) vai «medir forças» com a AD Sanjoanense que superou o Desportivo da Póvoa.
___________________________________________________________________________________
Após derrota em Vila do Conde por 2-1
SC Beira-Mar mais longe da manutenção na I Liga
Yazalde, ainda na primeira parte, marcou o primeiro golo da partida, mas o Rio Ave deu a «volta» ao marcador com dois golos apontados no segundo tempo, primeiro por intermédio de Braga e depois, por Rodriguez, na sequência de um pontapé de canto apontado ao minuto noventa e quatro!
Globalmente, o SC Beira-Mar realizou um bom jogo no Estádio dos Arcos, mas acabou por perder de forma inglória. Com este resultado, e quando faltam apenas três jornadas para o fim do campeonato, o conjunto aveirense manteve a última posição, a um ponto do Moreirense e do Olhanense.
Relembre-se que até ao término da Liga, o SC Beira-Mar ainda realiza dois jogos em Aveiro (Marítimo e Sporting) e desloca-se ao reduto do Estoril Praia.
_____________________________________________________________________
Vasco da Gama empata eliminatória com muita facilidade
SC Beira-Mar «degolado» em Gaia
O Vasco da Gama não teve dificuldades em derrotar o SC Beira-Mar, por 89-55, e desta forma igualar a eliminatória inaugural da Zona Norte do CNB1,em basquetebol. Um resultado que começou a ser «construído» desde cedo, fruto da grande eficácia do jogo «exterior» da formação vascaína e da clara falta de soluções ofensivas da formação aveirense. Nos primeiros minutos, o «base» Samuel Loio ainda tentou «remar contra a maré», mas, praticamente sózinho, dificilmente mais poderia fazer.
Neste momento, as duas equipas realizam a terceira e decisiva partida, de novo no Pavilhão do Colégio de Gaia, para apurar um dos semi-finalistas do campeonato.
____________________________________________________________________________________
Atletas do Galitos apuram-se para os Jogos Mundiais de Cali
Depois de se terem sagrado campeões nacionais de duatlo na semana, Cristiana Valente e Sérgio Silva deslocaram-se à cidade de Horst, na Holanda, para participar nos Campeonatos da Europa de Duatlo Longo no escalão Elite. A prova de elite foi disputada na distância de 15km de corrida, 60Km de ciclismo e 7.5Km na corrida final. Considerando que o período de qualificação para os Jogos Mundiais de Cali termina no final do mês de Maio esta prova foi a derradeira oportunidade para, em solo europeu, os atletas assegurarem a participação no maior acontecimento mundial para as modalidades não-olímpicas. Portugal, por intermédio de Sérgio Silva atleta do clube dos Galitos, tem já uma vaga assegurada na competição masculina dos Jogos Mundiais de Cali. No entanto, no sector feminino, essa participação foi assegurada hoje com mais uma prestação de bom nível por parte da atleta do Clube dos Galitos, Cristiana Valente. Ao cabo dos 15km de corrida iniciais Cristiana Valente era a 8ª classificada. Seguiram-se 60km de ciclismo muito duros, onde a atleta portuguesa perdeu algumas posições, chegando à transição na 18ª posição. Na corrida final, não se registaram alterações de posição e Cristiana Valentou cumpriu com o objectivo delineado para esta participação: somar pontos ITU e garantir uma participação feminina portuguesa no Jogos de Cali.
____________________________________________________________________________
Federação Portuguesa de Surf homenageia Câmara Municipal de Aveiro
A Câmara Municipal de Aveiro, por intermédio do seu vice-presidente, Carlos Santos, recebeu ontem da Federação Portuguesa de Surf, a medalha de “Mérito Desportivo”. A cerimónia decorreu na Gala dos Campeões Nacionais de 2012, que decorreu ontem, em Carcavelos e que tem como objectivo homenagear diversas pessoas e entidades que ao longo dos últimos anos mais contribuíram para o desenvolvimento do surf em Portugal.
Recorde-se que o Município de Aveiro irá acolher um dos Centros de Alto Rendimento de Surf que está a ser construído na freguesia de S. Jacinto.
________________________________________________________________________________________
Duatlo de Torres Vedras consagra atletas do Galitos com títulos nacionais

O Duatlo de Torres Vedras constituiu uma prova masculina e feminina dominada pelos atletas do Galitos, permitindo que Cristina Valente mantivesse o título de campeã nacional e Sérgio Silva recuperasse igualmente esse mesmo título na vertente masculina.
________________________________________________________________________________________________________________
Aveiro coloca 3 pessoas na Federação Portuguesa de Remo
Foram empossados os novos órgãos da Federação Portuguesa de Remo, em resultado do processo eleitoral que decorreu no passado dia 3 de Aabril. A lista única, de Luis Ahrens Teixeira, sagrou-se a vencedora com 49 dos 52 delegados presentes, ganhando também os diversos órgãos que a compõem.
Aveiro está representado no conselho jurisdicional, presidido pelo Dr João França Alves, e na Mesa da Assembleia Geral, presidido pelo Dr. Antonio Vieira Nunes tendo como primeiro secretário Jorge Nascimento.
_________________________________________________________________________________
Clube Voleibol de Aveiro queda-se pela quarta posição
ALA GONDOMAR SAGROU-SE CAMPEÃO NACIONAL DA III DIVISÃO FEMININA

A fase final do Campeonato Nacional da III divisão seniores femininos, que decorreu nos dias 19, 20 e 21 de Abril no Pavilhão Municipal de Anadia e que contou com uma grande afluência de publico, entre os quais várias entidades ligadas ao voleibol, como o secretário geral da Federação Portuguesa de Voleibol, o Presidente do conselho de Arbitragem Nacional, o Presidente da AVPorto, elementos da AVCoimbra, vários dirigentes e treinadores de Clubes nacionais, foi ganha pelo Ala de Gondomar, clube que assim garantiu a subida de divisão.
O Clube Voleibol de Aveiro, apesar da boa réplica dada nos três jogos que realizou, quedou-se pela quarta posição.
A Câmara Municipal de Anadia, pela excelente organização do evento, está de parabéns pela grande festa do voleibol que foi proporcionada.
RESULTADOS
19 de Abril
Volei Clube S. Miguel (Açores) 3 vs Escola D. Filipa de Lencastre 2
(31-33; 25-20; 20-25; 25-22; 15-12) duração 136 minutos
Clube Volei de Aveiro 2 vs Ala de Gondomar 3
(7-25; 26-24; 21-25; 27-25; 10-15) duração 118 minutos
20 de Abril
Ala de Gondomar 3 vs Volei de S. Miguel 0
(25-18; 25-14; 25-20) duração 78 minutos
Escola D.Filipa de Lencastre 3 vs Clube de Voleibol de Aveiro 0
(25-22; 25-15; 25-12) duração 72 minutos
21 de Abril
Clube de Voleibol de Aveiro 2 vs Clube Volei S. Miguel 3
(26-28; 25-22; 25-18; 13-25; 11-15) duração 141 minutos
Ala de Gondomar 3 vs Escola D. Filipa de Lencastre 2
(25-16; 25-22; 22-25; 21-25; 15-8) duração 120 minutos
__________________________________________________________________________________
SC Beira-Mar ganha pela primeira vez em 2013
Vitória sobre o Gil Vicente faz renascer as esperanças na manutenção
Um golo de Yazalde, apontado já na segunda parte, ditou a vitória do SC Beira-Mar sobre o Gil Vicente, a primeira obtida no ano de 2013 e igualmente a primeira alcançada pelo novo treinador auri-negro, Costinha.
Com este resultado, a equipa aveirense, apesar de manter a «lanterna vermelha» da classificação, fica mais próximo dos lugares da «salvação», já que passou a totalizar vinte pontos, apenas menos um do que o trio formado por Moreirense, Olhanense e Académica.
O triunfo do SC Beira-Mar, mesmo tendo em conta a pressão exercida pelo Gil Vicente na parte final da partida, afigura-se como justo e não fosse Bura desperdiçar um «penalty» ainda na primeira parte e o resultado até podia ter sido mais desnivelado.
Na próxima jornada, o clube de Aveiro tem em Vila do Conde, frente ao Rio Ave, um jogo muito difícil mas que terá que ser ganho para que as aspirações da manutenção se mantenham intactas.
______________________________________________________________________________________
Futebol / Liga de honra
CD Feirense punido com derrota por 0-3 no jogo com o Sporting
O jogo CD Feirense – Sporting CP, a contar para 36ª jornada da II Liga, não chegou ao fim porque a formação de Santa Maria da Feira ficou sem o número mínimo de jogadores exigido. O encontro foi interrompido ao minuto 76, quando o Sporting vencia por 1-3, e numa altura em que o CD Feirense jogava reduzido a apenas seis jogadores, fruto de três expulsões e sãs saídas forçadas (lesões) de Marcelo e do guarda-redes Carlos.
Entretanto, a Liga de clubes decidiu aplicar uma derrota ao CD Feirense, por 0-3, e ainda aplicar uma multa de 1275 euros.
Quanto aos três jogadores que foram expulsos - Marco Rocha, Sténio e Oliveira – foram os três punidos com um jogo de suspensão.
_____________________________________________________________________________________________________________
Jogador do CD Feirense estreia-se como «internacional»
RAFAEL SILVA NA SELECÇÃO DE SUB20

Rafael Silva, do CD Feirense, tal como Tiago Silva, do Belenenses, constitui a grande novidade da convocatória da Selecção Nacional para os dois jogos a realizar com Uzbequistão e a contar para o apuramento para o campeonato do mundo desta categoria.
Portugal joga no dia 23 de Abril, às 19 horas, no Estádio Municipal da Guarda, e no dia 25 do mesmo mês, no Complexo Desportivo da Covilhã.
A lista completa de convocados contempla os seguintes atletas:
Guarda-redes: André Pereira (V. de Guimarães), Bruno Varela (Benfica) e José Sá (Marítimo).
Defesas: Edgar Ié (Barcelona), Kiko (Vitória de Setúbal), Frederico Venâncio (Vitória de Setúbal), Miguel Rodrigues (Nacional da Madeira), Pedro Almeida (Anorthosis), Tiago Ferreira (FC Porto) e Tomas Dabo (Sporting de Braga).
Médios: Tozé (FC Porto), Moedas (Leixões), Jota (Nacional da Madeira), Rafael Silva (Feirense), Ricardo Alves e Tiago Silva (Belenenses).
Avançados: Aladje (Aprilia), Ivan Cavaleiro (Benfica), Piqueti (Sporting de Braga), Michael (Sporting) e Ricardo Esgaio (Sporting).
_____________________________________________________________________________________________________________
Futebol / I Divisão distrital
AD Sanjoanense punida com derrota
Segundo o blogue Desporto Paivense, a AD Sanjoanense, na sequência de um processo disciplinar que lhe foi instaurado pela Associação de Futebol de Aveiro, foi punida com derrota no jogo que realizou com a AD Mourisquense, referente à 21ª jornada da I Divisão Distrital, e que foi interrompido ao minuto quarenta da segunda parte. Na altura, o juiz da partida decidiu terminar a partida, alegando falta de condições de segurança por ter sido alegadamente agredido por adeptos da AD Sanjoanense.
Ainda segundo o Desporto Paivense, a AD Sanjoanense foi punida com três jogos de interdição do Estádio Conde Garcia.
A confirmar-se esta decisão da AFA, a AD Sanjoanense fica a 4 pontos do Lusitânia de Lourosa, líder do campeonato, quando faltam apenas seis jogos para o término do campeonato, situação que coloca o clube de São João da Madeira numa posição mais difícil de conseguir a subida aos escalões nacionais do futebol português.
Por outro lado, a UD Mourisquense, com esta vitória, sai da zona da despromoção, trocando de posição com o Paços de Brandão.
________________________________________________________________________________________________________________
Clube de Voleibol de Aveiro luta pelo título de campeão nacional da terceira divisão feminina

O Clube de Voleibol de Aveiro sagrou-se, pela primeira vez na sua história, campeão inter-regional da III divisão da Associação de Voleibol do Porto, em seniores femininos.
O CVA obteve onze vitórias e apenas uma derrota, sofrida logo na jornada inaugural, cumprindo o primeiro objectivo da época e tendo ficado com mais quatro pontos que o segundo classificado. O clube aveirense parte agora para a fase de subida de divisão e titulo da III divisão Nacional de voleibol, em disputa com o segundo classificado da Zona Norte, o Ala de Gondomar, os dois representantes da Zona Sul, D. Filipa de Lencastre e CV Lousã, mais o representante da Ilha da Madeira e dos Açores.
Esta nova fase começa já a 23 de Fevereiro em casa com CV Lousã.
______________________________________________________________________________
Basquetebol / Proliga
Illiabum Clube volta a vencer Guifões e está a uma vitória das meias-finais
No segundo jogo da primeira eliminatória do playoff, o Guifões, como é normal, foi sempre uma equipa guerreira e abnegada, mas o que teve a mais em termos de espírito de luta, faltou-lhe em talento. A formação de Matosinhos deu boa réplica, mas o Illiabum, mesmo sem ter feito uma grande exibição e com alguns dos seus melhores jogadores a renderem menos do que o habitual, voltou a triunfar com justiça. O conjunto de Nélson Sousa ficou, assim, a uma vitória do apuramento para as meias-finais da Proliga.
FICHA
Pavilhão Capitão Adriano Nordeste, em Ílhavo
Árbitros: Bruno Alvarinhas e Hugo Beja
Oficiais de mesa: Olga Sucena, Lisbete Simões e Dulce Junqueiro
Por períodos: 31-20; 18-15; 16-16; 9-14
Illiabum Clube, 74
Henrique Sicó (14), Alexandre Coelho (11), Miguel Queiroz (15), Fernando Martins (9), Tiago Raimundo (9) – cinco inicial – Eugénio Silva, João Fernandes, João Figueiredo (13) e Pedro Silva (3)
Treinador: Nelson Sousa
Guifões,65
Ricardo Alpuim (13), Vítor Félix (9), Fernando Ramos (12), Fábio Fernandes e João Pereira (11) – cinco inicial – André Líbano (2), Rui Mota (10), Pedro Silva (4), João Moreira (4) e Francisco Santos
Treinador: Paulo Fidalgo
______________________________________________________________
Após duas vitórias sobre o Maiastars
Alavarium nas meias finais do campeonato nacional em andebol feminino
O Alavarium, que já tinha ganho no primeiro jogo na Maia, voltou ontem a derrotar, perante o seu público, o Maiastars, por 30-19, apurando-se assim para as meias finais do campeonato nacional feminino em andebol.
A exibição da equipa aveirense teve alguns períodos algo incaracteristicos, mas as visitantes, apesar de algumas aproximações no marcadro (perdiam apenas por 12-9 ao intervalo), nunca deram a sensação de poderem colocar em causa a vitória local.
Com este triunfo, o Alavarium mantém o sonho de sagrar-se campeão nacional.
As duas equipas alinharam com as seguintes atletas:
ALAVARIUM, 30
Diana Roque, Andreia Madail, Carla Dias (1), Viviana Rebelo, Soraia Domingues (6), Ana Marques (5), Filipa Fontes (1), Soraia Fernandes, Inês Branco, Ana Santos, Ana Seabra (10) e Claudia (7)
MAIASTARS, 19
Inês Merce, Maria Cerqueira, Sara Torres (5), Olinda Leal (1), Ana Sampaio (3), Joana Moreira, Renata Ferreira, Ana Macelino (2), Sofia Gomes (2), Filipa Correia (1), Joana Silva e Ana Silva (4)
________________________________________________________________________
EQUIPA DE RICARDO PINHEIRO NÃO PÁRA DE SURPREENDER
GD GAFANHA VENCE BENFICA NA PRIMEIRA JORNADA DA FASE FINAL DO «NACIONAL» DE INICIADOS
Estar na fase final do campeonato nacional de iniciados, juntamente com os três «grandes» do futeboll português, já por si é um feito extraordinário, mas o que dizer da vitória, por 0-1, na primeira jornada da referida fase em pleno reduto do SL Benfica? Brilhante!
O golo do GD Gafanha foi apontado por José Henriques ao minuto 62.
Os três próximos jogos da jovem equipa gafanhense realizam-se no seu Complexo Desportivo.
___________________________________________________________________________________________________
Costinha continua sem ganhar ao serviço do SC Beira-Mar
«Auri-Negros» perdem em Guimarães com um erro da arbitragem
O SC Beira-Mar, na sua deslocação a Guimarães, apesar de ter tido um comportamento globalmente positivo, não evitou mais uma derrota (2-1) na Liga, num jogo em que foi, mais uma vez, prejudicado por uma decisão errada da arbitragem. Com efeito, já na segunda parte, o avançado saudita, Saleh, obteve o empate, mas o seu golo acabou por ser invalidado por uma má decisão (não havia fora de jogo) do juiz da partida. Costinha continua, assim, sem conhecer a vitória como treinador do clube aveirense.
O SC Beira-Mar, actualmente no ultimo lugar, está agora a quatro pontos do Moreirense, Académica e Olhanense.
_________________________________________________________________________________________________
Após vitória concludente na Trofa
SC BEIRA-MAR ESTÁ DE REGRESSO À I DIVISÃO NACIONAL DE JUNIORES
O SC Beira-Mar venceu «fora» o Trofense, por 0-4, e garantiu o regresso à I Divisão Nacional de juniores. A equipa orientada por António Luís beneficiou ainda do empate do GD Chaves para poder festejar o regresso ao principal campeonato nacional desta categoria.
O clube auri-negro passa assim a ser o único no Distrito a competir nos três principais campeonatos nacionais de iniciados, juvenis e juniores. Parabéns!
________________________________________________________________________________________
Boavista FC está de regresso ao convívio dos «grandes»
ALARGAMENTO DA I LIGA APROVADO

Foi hoje aprovada, por maioria, a proposta que visa alagar a I Liga de 16 para 18 clubes. A Liga aprovou ainda o regresso do Boavista FC ao convivío dos «grandes», pelo que, o 18º clube resultará de uma «liguilla» a disputar-se no final da temporada entre o ultimo e penultimo da I Liga e o terceiro e quarto classificado da II Liga. Esta decisão da Liga necessita agora da ratificação da Federação Portuguesa de Futebol.
O SC Beira-Mar, actualmente na última posição da I Liga, caso não evite um dos dois ultimos lugares, poderá, assim, a vir a disputar esta «liguilla».
________________________________________________________________________________________________
Ultima jornada da fase regular marcada pela polémica e por duas faltas de comparência
AD Vagos falha jogo com a AD Ovarense como forma de protesto

A última jornada da fase regular da Liga feminina de basquetebol ficou marcada por duas faltas de comparência. O CAB Madeira, na sequência das dificuldades financeiras que atravessa e dando seguimento ao que já tinha anunciado, faltou ao jogo nos Açores com o Boa Viagem, enquanto que o Vagos, «cansado» deste tipo de situações e da passividade da Federação Portuguesa de Basquetebol, decidiu também perder com a AD Ovarense igualmente por falta de comparência.
A formação vaguense chegou a viajar até Ovar, fez inclusivamente o aquecimento, mas optou por não reentrar na Arena Dolce Vita para jogar, decisão que no entender do Director Geral, Rui Dinis, serviu de protesto contra várias faltas de comparência que têm marcado esta temporada desportiva o basquetebol feminino em Portugal.
Sobre esta decisão, a AD Vagos emitiu um comunicado que pode ser lido aqui (ver coluna da esquerda) no DesportoAveiro.
Ao falhar o jogo de Ovar, a AD Vagos obteve o sexto lugar da Liga, ou seja, evita o CAB Madeira na primeira eliminatória do playoff, e consequentes despesas adjacentes a uma deslocação ao Funchal. O GDESSA, terceiro classificado nesta fase regular, é assim o adversário com quem os vaguenses vão medir forças na primeira eliminatória dos playoff.
Por seu lado, a AD Ovarense, apesar de ter ganho o seu último jogo, por falta de comparência do conjunto vaguense, não evitou o último lugar da tabela classificativa.
________________________________________________________________________________________________________
Basquetebol / Proliga
Illiabum Clube «banaliza» UD Oliveirense (77-62)
No jogo «grande» da fase regular da Proliga, o Illiabum recebeu e venceu (sem margem para duvidas) a UD Oliveirense, por 77-62. Um jogo que, acima de tudo, serviu para comprovar a subida de forma da formação ilhavense e a qualidade de muitos dos seus jogadores. O experiente «base» João Figueiredo está num excelente momento, e a forma «alegre» e rapida como joga, serve na perfeição o tipo de basquetebol que os jovens, como Miguel Queiróz, Tiago Raimundo ou Henrique Sicó gostam de apresentar em campo! E como jogam estes jovens atletas! O técnico Nélson Sousa rendeu Alexandre Pires e a «chicotada» resultou em pleno!
A vitória sobre a UD Oliveirense, equipa que juntamente com o Maia Basket ostenta o rótulo de «candidata» a subir à Liga, não merece a minima contestação. Períodos houve em que a formação de Oliveira de Azemeis dava a sensação de querer «arrancar» para mais um triunfo, mas eis que emergia o potencial de Tiago Raimundo (um jogador completo!), os triplos de Henrique Sicó ou as «assistências» fantásticas de João Figueiredo e tudo voltava ao mesmo! Nuno Cortez, como querendo provar porque razão é o jogador com mais «nome» na UD Oliveirense, esteve em bom plano, mas precisava que, por exemplo, João Reveles e João Abreu, jogassem a um nível mais elevado para evitar um resultado diferente.
_____________________________________________________________________________________________
Natação
Galitos brilha nos Nacionais de Juvenis em Oeiras
O Galitos terminou o «nacional de juvenis com a excelente participação de Rita Amador e Pedro Vieira.
Rita amador fez cinco segundos lugares nas cinco provas que nadou e ainda recebeu o premio da melhor nadadora juvenil do torneio nacional de fundo.
Quanto a Pedro Vieira, melhorou as suas marcas pessoais naquele que foi, sem duvida, um grande fim de semana para estes dois atletas e para a natação do Galitos.
Ainda relativamente a Rita Amador, o seu desempenho foi mesmo excecional. A nadadora aveirense bateu nas cinco provas que nadou, todos os recordes regionais de juvenis e nos 400 Estilos bateu ainda o recorde regional absoluto, par além de ter ainda conseguido tr
es recordes do clube. Com estes resultados, o clube aveirense espera a sua seleção para o Multinations Youth Swimming Meet (nadadores nascidos em 97/98 – masculino e em 99/2000 – feminino) a realizar entre 06 e 07 Abril 2013 em Poznam na Polônia.
__________________________________________________________________________________
SC BEIRA-MAR JOGA «CARTADA» DECISIVA FRENTE AO OLHANENSE
O treinador do Beira-Mar, Costinha, e os jogadores Hugo e Fleurival estiveram esta sexta-feira à tarde no stand da Primagama na Feira de Março, onde participaram numa sessão de autógrafos, distribuindo também bilhetes para o encontro com o Olhanense.
A partida, marcada para o Estádio Municipal de Aveiro, às 16 horas, é de extrema importância para o SC Beira-Mar, já que defronta um adversário directo na luta pela manutenção (a equipa algarvia é penultima classificada, com apenas mais um ponto) e porque no caso de vitória, deixa os lugares de despromoção, já que o Gil Vicente acabou de ser derrotado pelo Paços de Ferreira (3-2).
Para o enconto de amanhã, o treinador, Costinha, convocou o avançado Saleh e o médio Ricardo Dias, enquanto que Tonel, lesionado, continua de fora dos eleitos.
Relembre-se que no jogo da primeira volta, o Olhanense venceu com justiça por 2-1. Agora, a formação algarvia chega a Aveiro assolada por uma crise de resultados, mas sobretudo, por uma grave crise financeira. Os jogadores já não recebem há quatro meses e vão jogar frente ao Beira-Mar com um pré-aviso de greve que poderá motivar a falta de comparência na partida com o Benfica.
Resta dizer que o árbitro nomeado para esta «final», foi o lisboeta e «internacional» Pedro Proença.
____________________________________________________________________________________
Aos microfones da Rádio Terranova, Ricardo Pinheiro, abordou a qualificação do GD Gafanha para a última fase do «nacional» de iniciados
«É um feito só ao alcance de um grande grupo»

«Foi com grande alegria que conseguimos estar entre as quatro melhores equipas do país, um feito inédito, não só na história do clube, mas também ao nível de todos os clubes de Aveiro» - foi desta forma que o treinador, Ricardo Pinheiro, começou por abordar na passada segunda-feira, aos microfones da Rádio Terranova, o apuramento do Grupo Desportivo da Gafanha para a terceira e última fase do campeonato nacional de iniciados.
Ricardo Pinheiro fez questão de frisar que este apuramento para a discussão do título de campeão nacional, constitui «uma prenda bonita para um clube que fez tudo para aqui chegarmos» e que este é um feito só ao alcance de «um grande grupo».
O treinador aveirense lembra que à excepção do Fayal, «nós éramos a única equipa desta fase com menos “nome”, situação que só foi ultrapassada por estarmos na presença de um grupo «muito forte, que há mais de um ano que não perde em casa», salienta.
«Somos a equipa mais experiente»
Sobre a participação na fase final do «nacional», Ricardo Pinheiro diz que «vai ser uma experiência única para os nossos miúdos» e que será «normal os miúdos revelarem alguma ansiedade», no entanto, sempre vai adiantando que os outros clubes (FC Porto, Sporting CP, SL Benfica ou SC Braga) «já nos conhecem» e que por isso mesmo « o factor surpresa não vai contar». Ricardo Pinheiro lembra que «os nossos atletas são observados pelos clubes “grandes”, temos jogadores que foram à Selecção Nacional». Ricardo Pinheiro é da opinião que «o Sporting é a equipa mais forte», mas o Gafanha «é a mais experiente das quatro».
Sobre o futuro, Ricardo Pinheiro diz que «no futebol de formação, temos que pensar época a época», optando por elogiar o Gafanha. «O futuro nunca se sabe, hoje só me interessa o Gafanha, um clube que acreditou em mim», afirma.
___________________________________________________________________
Feito histórico do Grupo Desportivo da Gafanha
Iniciados discutem título de campeão nacional

foto: diario de aveiro
O Grupo Desportivo da Gafanha venceu, no passado domingo, a União de Leiria, por 1-0, e apurou-se para a terceira e última fase do campeonato nacional de iniciados. Trata-se de um feito histórico, não só do «emblema» da Gafanha da Nazaré, como também do próprio futebol distrital, já que até aqui, nunca nenhum outro clube de Aveiro tinha conseguido chegar tão longe neste escalão etário.
A formação treinada por Ricardo Pinheiro e Willian Silva, vai assim discutir o título de iniciados, juntamente com FC Porto, Sporting CP e SC Braga ou SL Benfica, actual campeão nacional.
O GD Gafanha esta época já realizou 27 jogos, soma 25 vitórias e apenas 1 empate, cedido em casa frente ao SC Beira-Mar (0-0) e 1 derrota sofrida precisamente diante da União de Leiria (1-0).
____________________________________________________________________________
Iniciados do GD Gafanha e Juniores do SC Beira-Mar podem festejar este fim-de-semana
Ainda faltam quatro jornadas para o fim do campeonato, mas o SC Beira-Mar pode «carimbar», já este domingo, a subida à primeira divisão nacional de juniores.
A equipa de António Luís recebe, às 11 horas no Estádio Mário Duarte, o CD Feirense, e no caso de vitória e o Merelinense não ganhar ao CD Chaves, garante matematicamente o regresso à primeira divisão nacional de juniores.
Por sua vez, o GD Gafanha se somar um ponto na recepção à União de Leiria (única equipa que este ano derrotou a formação de Ricardo Pinheiro), garante o apuramento para a fase final do campeonato nacional de iniciados, juntando-se assim a SL Benfica, FC Porto e Sporting CP no leque dos quatro finalistas que vão discutir o título de campeão. O jogo está marcado para domingo, às 11 horas, no Complexo Desportivo da Gafanha da Nazaré.
____________________________________________________________________
PAVILHÃO DO ESGUEIRA RECEBE «I AVEIRO BASKET MASTERS»
Na noite de Hoje (quarta-feira) e durante as tardes de sábado e domingo, o Pavilhão do Clube do Povo de Esgueira será palco do “I Aveiro Basket Masters”, competição que vai reunir perto de 100 atletas das equipas de veteranos de cinco clubes do distrito – Esgueira, Beira-Mar, CENAP, Anadia e Illiabum.
Trata-se de um torneio organizado por um conjunto de atletas e de ex-atletas que continuam a manter a sua actividade física regular praticando basquetebol. Segundo Fernando Santos, elemento da organização, o “I Aveiro Basket Masters” tem como objectivos principais “promover o reencontro de antigos e antigas praticantes de basquetebol, voltar a aproximar esses antigos atletas dos pavilhões e divulgar o ‘Basquetebol Master’ ou ‘Maxibasquetebol’”. No fundo é voltar a incluir neste desporto todos os que, por uma questão de idade, se encontram excluídos da prática regular organizada.
Para o também treinador do Esgueira, este é um projeto “para continuar”. “Estamos a tentar promover, de norte a sul do país, diversas competições distritais semelhantes a esta e organizar um encontro nacional de equipas de veteranos no Verão. Na próxima época pensamos estarem já reunidas as condições que permitam lançar as bases do que será o futuro Campeonato Nacional de Veteranos e Veteranas”, disse Fernando Santos que revelou, também, o desejo de “tentar reunir condições que nos permitam promover a constituição e participação de equipas nacionais nos diferentes eventos internacionais para veteranos
(Campeonatos da Europa, do Mundo e World Master Games). Estas competições já existem há décadas mas nunca contaram com a presença de Portugal uma vez que são praticamente desconhecidas entre nós”, concluiu.
Para participar nestes eventos, a idade mínima é de 30 anos para o sector feminino e de 35 anos para os masculinos, sendo que não há limite de idade.
fonte: cp esgueira
Vitória de Guimarães vence no ultimo segundo da partida
AD OVARENSE ELIMINADA
Na segunda meia final da Taça de Portugal, o Vitória de Guimarães, ao derrotar a AD Ovarense, por 73-71, apurou-se para a final da 64ª edição da prova.
A formação de Carlos Pinto (na foto) perdeu mas teve sempre um exelente desempenho. Os vareiros, com menos soluções do que o seu adversário, estiveram sempre muito bem em termos táticos e foram sempre um conjunto «guerreiro», caracteristicas que lhes valeu chegar ao intervalo a vencer por um ponto de diferença.
O Vitória entrou melhor na segunda parte, chegou aos 13 pontos de vantagem, mas quando muitos pensariam que o jogo estava decidido, eis que a AD Ovarense consegue uma excelente recuperação, acabando por perder apenas por dois pontos de diferença e com o ultimo cesto a ser apontado por Ivan Almeida apenas a um segundo do final. Uma derrota inglória.
____________________________________________________________________________
Illiabum é eliminado mas deixa boa imagem
Ovarense confirma favoritismo e segue para as «meias»
Illiabum Clube, 64
João Figueiredo (14), Miguel Queiroz (14), Tiago Raimundo (15), Henrique Sico (7), João Fernandes () – cinco inicial – Alexandre Coelho, Eugénio Silva (3), Pedro Silva (2), Fernando Martins (6)
Treinador: Nelson Sousa
Ovarense, 79
José Barbosa (1), Cristóvão Cardoso (5), Miguel Miranda (14), Fernando Neves (15) e Sergi Brunet (15) – cinco inicial – Nuno Morais (15), Mário Gonçalves (7), Pedro Costa, Gonçalo Stringfellow (4), Emanuel Sá (3)
Treinador: Carlos Pinto
Pavilhão Multiusos de Fafe
Árbitros: Sérgio Silva, Pedro Coelho e Nelson Guimarães
Oficiais de mesa: Amandine Barros, Joana Santosm Sandra Braga e Catia Coelho
Por períodos: 19-18; 14-26; 13-15; 18-20
Illiabum e Ovarense, dois «históricos» do basquetebol distrital e nacional, voltaram a encontrar-se, na «final a oito» da 64ª edição da Taça de Portugal, para um derby sempre apetecível. E não fosse a substituição de João Figueiredo por Alexandre Coelho, à passagem do primeiro para o segundo parcial, e bem que a história do encontro, ou pelo menos da primeira parte, poderia ter sido outra. Até aos dez minutos, o Illiabum jogou de «igual para igual» com o seu «velho rival», conseguiu mesmo chegar ao final do primeiro parcial na frente do marcador (19-18), mas, após a substituição de «bases» no conjunto ilhavense, a «história» da partida mudou por completo. Alexandre Coelho não entrou bem no jogo, situação bem aproveitada pelos vareiros para passarem para a frente e obterem uma vantagem decisiva no marcador. João Figueiredo reentrou rapidamente em campo, o Illiabum recompôs-se mas não evitou ir para o descanso com uma desvantagem considerável (33-44).
Na etapa complementar, apesar do Illiabum continuar a proporcionar bons momentos de basquetebol e a lutar até ao fim, prevaleceu a maior experiência da Ovarense e a sua supremacia física bem patente na diferença de ressaltos ganhos por uma e outra formação.
No final, a equipa vareira ganhou com justiça, apurando-se com alguma naturalidade para as meias-finais, mas é justo destacar a boa réplica ilhavense e a sua exibição globalmente muito positiva. O Illiabum perdeu mas mostrou porque é que chegou a Fafe com uma sequência de quatro triunfos consecutivos.
_____________________________________________________________________________________________
Basquetebol / CNB1
Pedro Coelho está de regresso ao Clube dos Galitos
O «extremo» Pedro Coelho está de regresso à competição, mais concretamente ao Clube dos Galitos, onde fez grande parte da sua formação como atleta e onde também já tinha actuado enquanto jogador sénior.
Pedro Coelho, natural da Figueira da Foz, jogou ainda meia temporada no SC Beira-Mar e vários anos no Illiabum Clube.
No jogo que marcou a estreia de Pedro Coelho a Aveiro, o Clube dos Galitos perdeu em «casa» com a ACR Vale de Cambra, por 60-70.
_______________________________________________________________________________________________________
Equipa sensação da Liga empata (1-1) já no tempo de compensação
SC Beira-Mar «traído» por erro de arbitragem
Costinha esteve quase a conseguir a primeira vitória como treinador do SC Beira-Mar, mas uma grande penalidade inexistente, assinalada já em tempo de compensação, permitiu ao FC Paços de Ferreira obter a igualdade. A equipa sensação da Liga não evitou a descida ao quarto lugar, enquanto que os «auri-negros» mantém a «lanterna vermelha», embora não tenham perdido pontos para o Moreirense e Olhanense que nesta jornada empataram entre si.
Este foi o segundo jogo consecutivo em que o SC Beira-Mar, com excelente atitude e melhor organização defensiva, acaba por ser prejudicado e penalizado com «penaltys» inexistentes. Ainda que a formação da «Capital do Móvel» tenha reagido bem ao golo madrugador de Ruben Ribeiro, e tenha disposto de várias ocasiões (principalmente na primeira parte) para marcar, fica a sensação que o conjunto aveirense só não ganhou devido a um erro do árbitro.
______________________________________________________________________________________________________________________________
Equipas já confirmadas no Festibola 2013

A terceira edição do torneio Festibola realiza-se no dia 25 de Abril no Campo da Marinha, em Oiã. Já estão confirmadas as presenças dos seguintes clubes:
Traquinas A: ADF Anta, Os Baixinhos, Fiães SC, LAAC, O Crasto, AD Sanjoanense, EF Paulo Faria, EAS Vila Nova Gaia, AFD O Pinguizinho, AD Valonguense, ADCR Vateca, EF Offside e AD Oiã.
Traquinas B: ADF Anta, Os Baixinhos, Fiães SC, O Crasto, LAAC, AD Sanjoanense, EF Paulo Faria, Anadia FC e ADCR Vateca.
____________________________________________________________________________________________________________
































